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21/07/2022

Comunidade portadora de deficiência auditiva tem atendimento acessível garantido

Todos os dias, a população portadora de deficiência auditiva enfrenta inúmeras barreiras no processo de comunicação. O acesso a diversos serviços básicos é um desafio para esses cidadãos que dependem de um atendimento via intérpretes de Libras ou um acompanhante.  As entidades públicas e privadas que não possuem um profissional adequado para realizar o atendimento aos surdos invisibilizam o acesso os serviços que qualquer ser humano necessita para viver com dignidade e ainda podem ser denunciadas. E por esta razão e com o intuito de garantir a execução da Lei 13.146/2015, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) disponibilizou o Sistema de Atendimento aos Deficientes Auditivos da Anoreg/SP aos cartórios extrajudiciais do Estado.

“O Sistema de Libras, oferecido pela Anoreg/SP, é importantíssimo para possibilitar às serventias que não possuam funcionários aptos a se comunicar na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a atenderem, com segurança, eficiência e autonomia, os clientes e usuários da comunidade de pessoas com deficiência auditiva e de oralização da fala”, destaca o vice-presidente da Anoreg/SP, Demades Castro.

Funcionando de segunda à sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h, o Sistema de Atendimento aos Deficientes Auditivos da Anoreg/SP é uma iniciativa desenvolvida pela empresa Helpvox Connect, companhia que cria produtos com alta tecnologia voltados à inclusão e acessibilidade,  que integra o atendimento presencial no cartório a um intérprete de Libras que está disponível por videoconferência. “O sistema de atendimento em Libras nos cartórios é de suma importância para a comunidade surda, além de ser uma Lei, a mesma irá resolver as principais dúvidas que os deficientes auditivos possuem”, destaca o diretor executivo da Helpvox Connect, Cleber Partner.

O sistema está disponível às serventias associadas a Anoreg/SP desde a sua implantação em janeiro de 2016. “A informar que os Cartórios são acessíveis é de grande importância a comunidade, pois mostra a independência que os Surdos podem ter em frequentar o local”, conta o diretor executivo da Helpvox Connect. ”Muitas vezes quando os deficientes auditivos vão a um cartório sempre estão acompanhados e está companhia pode traduzir para o Surdo ou para o funcionário do cartório de uma forma totalmente diferente da realidade que podem gerar inúmeros prejuízos para todos os envolvidos e por meio do uso de nossa plataforma o surdo se torna independente e também confiante, pois os nossos intérpretes são bons profissionais e as chamadas são monitoradas através de criptografia caso haja necessidade”, completa Cleber Partner. 

O Sistema de Atendimento aos Deficientes Auditivos pode ser acessado pelos associados da Anoreg/SP através do site www.anoregsp.org.br, no lado inferior direito, no ícone de identificação ao deficiente auditivo. Confira o passo a passo para o acesso ao Sistema. “Todos os cartórios do Estado deveriam aderir à plataforma para possibilitar a universalidade do acesso aos serviços oferecidos pelo cartório, às pessoas com deficiência auditiva, com a autonomia que prevê e garante a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - Lei 13.146/2015, que ratifica Convenções Internacionais sobre a matéria, das quais o Brasil foi signatário, e garante direitos de inclusão aos cidadãos portadores de alguma espécie de deficiência, prevendo sanções civis e penais a eventuais descumprimentos da referida lei”, reforça o vice-presidente da Anoreg/SP, Demades Castro.

 

Falta de atendimento acessível


A falta de atendimento acessível no dia a dia dos surdos inviabiliza o acesso aos serviços que qualquer ser humano necessita para viver com dignidade. E com o objetivo de garantir que todas as empresas atendam os cidadãos surdos e que cumpram a Lei 13.146/2015, a   Helpvox Connect criou o SOS Surdo, uma plataforma online 100% gratuita onde toda a comunidade surda pode denunciar a falta de acessibilidade afim de manter diversos setores da economia em conformidade com a Lei e os direitos adquiridos pela comunidade.

O SOS Surdo busca registar as reclamações dos deficientes auditivos e encaminhadas até a empresa citada na denúncia. A plataforma foi o destaque da reportagem produzida pelo SPTV1 no início desta tarde (21/07). Veja aqui.

 

Como Funciona o SOS SURDO?

Por meio da plataforma, o usuário se cadastra e pode criar uma "reclamação", indicando qual o problema e os detalhes da dificuldade que passou. Através da ferramenta ele também pode enviar fotos e vídeos para dar base ao texto enviado.

Após isso, a equipe SOS Surdo (Analistas) irá notificar a empresa enviando e acompanhando a reclamação publicada pelo usuário, a fim de sanar o problema e ajudar a empresa a estar em conformidade com a Lei.

A "Reclamação" do usuário em nossa plataforma, tem poder de declaração, caso a empresa notificada não responda a notificação além de ter a sua imagem prejudicada pelo fato ocorrido ficará sujeita a processos e punições previstas na Lei.

 

Para fazer uma denúncia e saber mais sobre a plataforma acesse aqui