NOTÍCIAS

18/07/2016

Certificado Digital

O tempo passa com uma velocidade incrível, soprando ares de modernidade a cada instante. Nesse cenário, os cartórios não poderiam deixar de estar presentes, participando ativamente da nova era digital.

Atos notariais como a materialização/desmaterialização e as atas notariais de internet são prova disso, já tendo sido objeto de análise em momento anterior.

Na coluna de hoje, gostaríamos de divulgar a possibilidade de obtenção de certificados digitais nos cartórios, com segurança e confiabilidade. Certificado digital é uma credencial que identifica uma entidade, que pode ser compreendida como uma pessoa física, um site, uma empresa ou até mesmo uma máquina.

A utilização do certificado digital no mundo virtual permite uma precisa identificação da pessoa, sem que haja necessidade de sua presença física. Em um mundo onde segurança é elemento cada vez mais importante, o certificado digital tem papel de extrema relevância.

Incentiva-se o uso do certificado digital, não só para aqueles casos em que a lei ou instituição o trate como obrigatório, como em declarações de imposto de renda, nota fiscal eletrônica e acesso a contas bancárias, mas também em atos considerados de menos importância, como um simples e-mail.

Por mais simples que possa parecer, hoje em dia um e-mail pode ser fonte de inúmeros negócios jurídicos. Também é muito simples criar uma conta de e-mail utilizando nome de outra pessoa. Como prevenir? Com o certificado digital, o qual possibilita ao destinatário de um e-mail, também utilizando seu certificado digital, ter a plena certeza de que se comunica com a pessoa que pensa. A pessoa pode utilizar cartão, leitora, token ou armazenar no computador.

Ao escolher os cartórios para emissão de seu certificado digital, os cidadãos têm a certeza de estarem diante de instituição séria, altamente comprometida em ofertar segurança jurídica. Certificado digital é no cartório! Para maiores informações acesse www.acnotarial.com.br

 

Por: Arthur Del Guércio Neto, Tabelião de Notas e Protestos de Itaquá (SP).